A diferença entre Estilista e Designer de Moda

20 jan

Olá meninas, quanto tempo né? haha Mas como disse na fan page, agora volto com tudo, e posts bem elaborados, com bastante conteúdo! o/ haha

Sei que muitas de vocês tem curiosidade em saber sobre diferentes áreas da moda, e por isso, hoje vim aqui explicar um pouco como funciona a área de estilismo  e designer de moda *-*

Untitled 2

Como todas nós sabemos o mercado da moda tem vários cargos diferentes, mas de fato quando se pensa em trabalhar com moda a primeira coisa que se vem a cabeça são os estilistas, designers de moda, mas ao contrario do que muita gente pensa essas duas profissões não tem a mesma função, já vi muita gente achando que designer de moda é apenas um nome mais chique para estilista, ou que seria em inglês, como uma tradução de fashion designer, porém são duas profissões diferentes que pedem inclusive faculdades diferentes, e é sobre isso que vou falar hoje!

Untitled 4

Na teoria: *Estilista é aquele que, na moda, cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem e criando tendências de mercado. Ser estilista, não é apenas ser desenhista de moda, e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa, é necessário ter conhecimento de modelagem e costura.

*Designer de Moda é o profissional que cria peças de vestuário e acessórios, definindo estilos e modelagens. Faz uso da análise das tendências de comportamento para desenvolver coleções de acordo com o gosto do público-alvo. Pode prestar assessoria de moda para pessoas ou para grandes lojas, definindo a disposição dos produtos na vitrine e escolhendo as coleções a serem compradas.

Untitled 3

Lendo assim as profissões parecem basicamente a mesma não é meninas? Porém, hoje em dia na pratica é bem diferente, os estilistas obviamente surgiram bem antes dos designers de moda, tem que diga que os designers são uma especie de evolução do cargo do estilista, calma vou explicar, é que é o seguinte, os estilistas eles criam basicamente o que quiserem, já os designers são contratados por marcas – ou podem ter a sua própria – para criarem coleções para serem vendidas, ai você me pergunta, qual a diferença então? A diferença é justamente essa, o estilista cria o que quero designer é contratado para criar coisas para vender, ou seja, não pode criar tudo que quiser, e sim coisas que a maioria das pessoas goste e compre!

Untitled 5

Na pratica: *Para ser o mais sincera possível com vocês, hoje em dia na pratica as duas profissões acabam tendo o mesma função, pois hoje em dia a maior parte de quem cursa estilismo acaba desistindo e fazendo vários outros cursos para se aperfeiçoar e virar designer, por que? pois hoje em dia estilista é uma profissão extremamente difícil de se conseguir qualquer reconhecimento, ainda mais aqui no Brasil, se você quer seguir para a parte de estilismo saiba que não será fácil!

Diferença: *O estilista, é a pessoa que trabalha com a criação de moda, são pessoas que desenham, fazem croquis, idealizam roupas, porém muitas dessas peças, quando levadas para fora do papel, não dão certo, ou a modelagem não esta certa, ou o tecido não tem o caimento certo, precisa aprofundar uma cava, etc. Digamos que um estilista conhece moda, caimentos, tecidos, mas o produto final nem sempre será o mesmo do papel, além de desenhar, ele também tem que saber de costura e algumas outras coisas. Essa é a maior diferença entre estilista e designer.

Untitled 6

O designer de moda, diferente do estilista, abrange mais que um desenho. Ele projeta, pesquisa, desenha, estuda formas de atingir o consumidor, as vezes até mesmo fotografa, planeja desfiles, coleções, campanhas e até monta a vitrina da loja para a marca ao qual trabalha. Resumindo, o designer de moda surgiu com uma necessidade que o mercado de moda sentia de não só desenhar, mas de planejar algo desde o seu nascimento (coleção, tecidos…) até o consumidor final com seu feedback. Entenderam a diferença? haha. Pensar no cabelo, maquiagem e até acessórios do editorial também são trabalho do designer de moda. Essa é uma profissão que exige atualizações, pesquisas e planejamentos. Uma profissão voltada para a parte industrial de fato, que não desmerece a de um estilista, mas que agrega valor e que é uma evolução para o mercado fashion.

Então é isso gente, espero ter ajudado, de coração! Bom eu vou seguir para a área de design ❤  haha é isso,comentem e beijos 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: